segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A menina que não sabia ler








Esse livro é claramente um poço de discórdia entre seus leitores. Ouvi tantos bons comentários que pensei estarem criando uma religião pra ele, e depois ouvi tantos comentários ruins que parecia que a Igreja teria retomado a Inquisição. E não há nada como uma boa polêmica pra me animar as tardes de domingo (depois eu me pergunto por que vou mal na faculdade), decidi me aventurar. Ele segue a linha dos outros milhares de dois livros que eu falei aqui: livros falando sobre livros.
Se bem que esse não é muito bem o tema do livro. Florence é uma menina órfã que, ao contrário de muitas pessoas normais, ama seu irmão com devoção. Porém, ela tem sonhos assustadores, e algumas visões no mínimo sinistras sobre ele e aparentemente sobre algo que aconteceu há muito tempo atrás.
Não se enganem. Apesar da capa ser fofinha, o título aparentar um drama e ser protagonizado por crianças, o livro é tranquilamente classificado como terror.
Juro, quando a bruxa pega o Giles e diz: "Oh, meu querido, eu poderia comê-lo!" eu suei frio.
Pode parecer que não aqui, MAS É SIM! PARE DE RIR DE MIM!
Apesar das maravilhas, eu não recomendo o livro com muita convicção. O autor encaminhou o livro perfeitamente quase todo o tempo. De fato, na maior parte, ele me amarrou na cama, me chicoteou, me chamou de vadia e então...

...hum? O quê? Eu não disse nada!



ahnnn...

O autor encaminhou o livro muito bem. Exceto o final. Esse maldito desfecho que pode salvar um livro péssimo (A batalha do Apocalipse) ou derrubar sem dó uma ótima história.
Caso deste.
Já ouvi inúmeras resenhas dizendo que "preferiu deixar o final em aberto" ou "quis que o leitor imaginasse o próprio fim" ou até "quis desenganar da suposta inocência de uma garota, e nos mostrar outra faceta do ser humano".
Oras, sabe como um livro deixa o final em aberto decentemente? Desventuras em série. Todos os treze da série ficam em aberto, e mesmo assim, o autor provou que é mais do que competente em sua profissão. Mas falo dele outro dia.
O leitor não imagina o fim. Infelizmente, nossa maioria é incapacitada de imaginar qualquer desfecho, e por isso NÃO SOMOS ESCRITORES! É papel de vocês fazer um fim para nós!
E desenganar a suposta inocência? Ora, por favor. As crônicas de gelo e fogo dá de dez a zero nele com um pé nas costas e tricotando com o outro.
Eu apenas acho que ele não tinha a menor ideia de como terminar. Simples assim.
Como eu agora.
E pare de pensar em mim amarrada e chicoteada!


Título: A menina que não sabia ler ( Florence and Giles)
Autor: John Harding
Editora: Leya
Ano: 2010
Motivos para dar de presente: se você comprou sem querer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário